CHIMARRÃO NO BARÃO

Blog de interação da turma 42, da 4ª série do ensino fundamental da EEEF Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil.
Ambiente virtual para desenvolvimento do projeto didático da especialização em Mídias na Educação - IFCT/FURG 2009, pelo cursista José Roig, do NTE Rio Grande/18ª CRE, em parceria com a profª. Simone Zogbi, regente da turma 42.
Projeto didático: "Blog (diário virtual) como ambiente em EaD: entre o tecnológico e o pedagógico".
Tema do projeto: História do Rio Grande do Sul e da cidade do Rio Grande, nos aspectos histórico, cultural e das tradições gaúchas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Visita ao Memorial Militar Silva Paes, no 6º GAC





Dia 24/11/2009, às 9 horas, a turma 42, da EEEF Barão de Cêrro Largo, acompanhada pela prof. Simone Zogbi, pelo educador José Roig (NTE) e pela mãe Claudete, visitou o Memorial Militar Silva Paes, do 6º GAC, localizado na Praça das Forças Armadas, em Rio Grande - RS - Brasil.
Ali, os alunos e professores puderam acompanhar a linha do tempo dos fatos mais relevantes, desde a fundação do município do Rio Grande, em 19 de fevereiro de 1737.
Lá existem estandes envidraçados, com belos cenários ilsutrados por pinturas, maquetes, manequins com trajes de éoca, etc, mostrando alguns desses fatos históricos.
Neste projeto didático, tema de futuro Trabalho de Conclusão de Curso de José Roig, na especialização em Mídias na Educação, do IFCT/FURG, intitulado "Blog (diário virtual) como ambiente de EaD: entre o tecnológico e o pedagógico", há a intenção de comprovar que o weblog ou blog pode ser de fato um ambiente de educação a distância, já que os alunos interagem no ambiente, mediante e-mail e senha, fazendo atividades prpostas pelos "tutores" José Roig e Simone Zogbi, além de visitarem outros blogs indicados pelso mesmos.
A interação e a colaboração ocorre desde o início do projeto, quando os alunos esclheram o nome para o blog, participam das discussões em sala de aula, nos laboratórios de informática da escola e do NTE, na biblioteca escolar e Rio-Grandense, e demais saídas de campo, como a charqueada São João em Pelotas e o Memorial Militar em Rio Grande.
José e Simone possuem especializagem em tecnologia educacional. O primeiro possui especialização em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura e a segunda, cursando especialização em educação especial, já que possui alunos portadores de necessidades educativas especiais, incluídos em suas turmas (Fernando, que é cego, na turma 41, e Vitor, que é cadeirante, na turma 42).
Dessa forma, o trabalho é totalmente colaborativo, entre educadores e alunos, contando às vezes com o apoio dos pais.
Acima, imagens 2 e 3, do folder distribuído no memorial militar, durante a visitação.
Imagem 1, capa da Revistinha, do centro de Comunicação Social do Exército Brasileíro, Revista nº 10, que pode ser acessada no portal www.exercito.gov.br

Abaixo, link para a revista:

Revistinha

A EEEF Barão de Cêrro Largo, os educadores envolvidos no projeto e os alunos agradecem a recepção e informações dadas pelo tenente Milton, oficial de comunicações do 6º Grupamento de Artilharia de Campanha (GAC), do Rio Grande - RS - Brasil. Grato pela gentileza e pelo material disponibilizado.
A história do município se entrecruza com a própria história do Exército, já que a cidade foi fundada por militares, através do frote Jesus-Maria-José, para estabelecer uma ocupação em prol da Coroa Portuguesa, na defesa das fronteiras.
Noutra postagem, disponibilizaremos as fotografias da saída de campo, em formato slideshow.

Um comentário: